Segurança, Saúde e Conforto

Preocupados principalmente com a segurança e a saúde de nossos pacientes, trabalhamos diariamente dentro das mais rígidas normas da Biossegurança, que tem como objetivo a prevenção de transmissão de doenças (infecção cruzada) e proteção dos pacientes e da equipe odontológica. 

Os protocolos de biossegurança são desenvolvidos por orientação da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e são seguidos por todos os profissionais da nossa clínica. Todos os instrumentos são lavados adequadamente, utilizando-se uma cuba ultrassônica com detergentes específicos que promovem uma limpeza mais efetiva. 

Utilizamos a autoclave como método de esterilização, pois este método destaca-se por sua eficiência e praticidade. A esterilização é realizada por calor úmido sob pressão e amplamente utilizada em todos os serviços hospitalares.

É importante ressaltar que a eficiência da esterilização é comprovada somente com a monitorização completa, por isso testes químicos e biológicos são realizados sistematicamente e registrados para comprovação da sua realização. Para que os consultórios se tornem mais seguros para os dentistas e para os próprios pacientes, é necessária a correta desinfecção de superfícies contaminadas e utilização de barreiras, através da aplicação de películas de PVC na proteção de superfícies de difícil esterilização e alto grau de contaminação. 

Outra medida de segurança é oferecer ao paciente um bochecho prévio ao atendimento, à base de clorexidina. Com essa medida simples, o índice de contaminação gerado pelo aerossol, muito comum nos consultórios dentários e responsável pela proliferação de microrganismos, pode ser reduzido em até 95% durante a primeira hora de atendimento.